domingo, 2 de outubro de 2011

Aquecimento/Desaquecimento Vocal

TÉCNICA VOCAL: guia básico para professores

Trabalho realizado por:

Filomena Cabral Rocha
Liliete Maria Silvestre Mestre
Mª Adelaide Amaro Rebelo
Mª Júlia Jesus Miguel
(Grupo Atómico)


Lisboa, Novembro de 2002






Minha Voz, Minha Vida
Minha voz, minha vida
Meu segredo e minha revelação
Minha luz escondida
Minha bússola e minha desorientação
Minha voz é precisa
Vida que não é menos minha que da canção
Por ser feliz, por sofrer, por esperar eu canto
Por ser feliz, pra sofrer, para esperar eu canto
Meu amor, acredite
Que se pode crescer assim pra nós
Uma flor sem limite
É somente porque eu trago a vida aqui na voz
                                            Caetano Veloso




Índice



I. Introdução .........................................................................................................................3
II. O aparelho fonador ..........................................................................................................4
III. Exercícios de aquecimento vocal ..................................................................................7
IV. A respiração ...................................................................................................................8
IV.1 Postura ................................................................................................................9
IV.2 Apoio respiratório ............................................................................................11
IV.3 Exercícios Respiratórios ..................................................................................12
IV.4 Exercícios para desobstrução das vias respiratórias .....................................13
IV.5 Exercícios respiratórios com produção de som ..............................................13
V. Exercícios de colocação de voz ...................................................................................15
VI. Relaxamento ................................................................................................................17
VI.1 Exercícios de relaxamento ..............................................................................17
VI.2 Exercícios para a flexibilidade dos órgãos vocais ..........................................18
VII. Higiene vocal ..............................................................................................................20
VIII. Teste: Cuida bem da sua voz? ..................................................................................22
IX. Conclusão .....................................................................................................................23
X. Bibliografia ....................................................................................................................25
Anexos ...............................................................................................................................26




I. Introdução



Para um professor, a voz é o seu instrumento diário de trabalho mais precioso. É a voz que nos possibilita exercer a nossa função enquanto professores, e sem ela, dificilmente saberíamos comunicar, interagir com os nossos alunos e transmitir-lhes conhecimento.
Todos nós, como professores, sabemos como é complicado usar a voz correctamente e, embora por vezes tenhamos consciência da alguns erros que cometemos enquanto falamos, raramente conhecemos o modo como os podemos corrigir, facilitando-nos uma correcta utilização da voz.
Contudo, estamos cientes de que um mau uso da nossa capacidade vocal pode conduzir, por um lado, a dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e por outro, a problemas do foro fisiológico, que acabarão por comprometer o bom desempenho do professor e mesmo a sua saúde.
Assim, e por considerarmos importante criar um meio de ajudar aqueles que, como nós, são professores e não sabem como actuar para melhorar a sua técnica vocal, decidimos compilar os conhecimentos que nos foram transmitidos durante a acção de formação “Curso de Prática Vocal”, organizada pelo Instituto Irene Lisboa, e conduzida pelo Dr. Marco Mascarenhas, para os fazer chegar aos nossos colegas de profissão.
A todos aqueles que venham a tomar conhecimento deste trabalho, desejamos que possam fazer bom uso destas técnicas e sugestões, e que lhes sejam úteis no seu dia-a-dia.




II. O aparelho fonador



A produção de som pelos seres humanos, e já que não possuímos nenhum aparelho exclusivamente destinado a esse fim, envolve a acção de vários órgãos que, em conjunto, tornam possível a obtenção de sons.
Designa-se por aparelho fonador o conjunto dos órgãos que permitem produzir sons, e divide-se em cinco partes [1]:

Parte
Componentes
Função

PRODUTORES
Pulmões, músculos abdominais, diafragma, músculos intercostais, músculos extensores da coluna
Produzem a coluna de ar que pressiona a laringe, produzindo som nas cordas vocais

VIBRADOR
Laringe
Produz som fundamental

RESSONADORES
Cavidade nasal, faringe, boca
Ampliam o som

ARTICULADORES
Lábios, língua, palato mole, palato duro, maxilar inferior
Articulam e dão sentido ao som, transformando sons em orais e nasais

SENSOR / COORDENADOR
Ouvido - capta, localiza e conduz o som; cérebro - analisa, regista e arquiva o som

Captam, seleccionam e interpretam o som  


A produção do som resulta, basicamente, da passagem do ar pela laringe, onde se situam as cordas vocais. A laringe situa-se na parte mediana do pescoço e é composta por três anéis de cartilagem, dentro dos quais estão as cordas vocais.
A laringe possui uma grande mobilidade, podendo assumir vários movimentos, consoante o tipo de som que é emitido.
As cordas ou pregas vocais (figura 1) são pequenos músculos com grande elasticidade. São classificadas em verdadeiras (com cerca de 1 cm nos homens e até 1,5 cm nas mulheres) e falsas. As verdadeiras estão na parte inferior da laringe e as falsas na parte superior. O som da voz normal é produzido pelas verdadeiras e o falsete pelas falsas.
Entre as pregas vocais verdadeiras e as falsas, encontra-se uma fenda, o ventrículo da laringe, que é uma das primeiras caixas de ressonância que o som encontra para a sua amplificação.
Durante a respiração, o ar inspirado passa pelas cordas vocais que permanecem abertas, enquanto que na expiração, elas fecham, e o ar faz pressão, causando uma vibração que produz o som. Assim, podemos concluir que a voz é produzida durante o processo de respiração.
As pregas vocais fazem um movimento alternado de abrir e fechar, ou seja, quando estamos calados elas estão abertas (momento da respiração) e quando falamos ou cantamos elas fecham-se (momento da fonação).
Figura 1 [2]
Contudo, elas também executam outros movimentos, como por exemplo, o choque entre elas quando são submetidas a abusos vocais como: gritos, pigarreios e tosses excessivos, ou ao uso de tons graves ou agudos demais, competição sonora, etc.. Estes choques podem prejudicar gravemente as pregas vocais.

Os excessos vocais podem provocar alterações tais como:
o        Calos vocais: são nódulos que se formam nas bordas das pregas vocais, como defesa do traumatismo que sofrem devido à emissão vocal inadequada.
o         Pólipos: podem resultar da evolução de nódulos, e só podem ser removidos cirurgicamente.
o         Edemas
o         Fendas
entre outras alterações ocasionadas pelas constantes formas de abuso vocal.
Conhecer bem a anatomia e a produção da voz, o funcionamento do aparelho fonador, e o quanto as pregas vocais são sensíveis e frágeis, leva-nos a valorizar e cuidar melhor da nossa voz, preservando-a e protegendo-a do eventual aparecimento de problemas.





III. Exercícios de aquecimento vocal


O aquecimento vocal é tão importante para o professor/comunicador como o aquecimento físico é para um atleta, pois pode evitar lesões. Este aquecimento não deve ser muito demorado, sendo suficiente cinco minutos de exercícios. Demasiado tempo de aquecimento acabará por ser prejudicial, podendo até produzir uma distensão das cordas vocais. Além disso, um maior tempo de exercícios de aquecimento, e ao contrário do que possa parecer, resultará em pouca produtividade no desempenho vocal que se segue a este período.
Depois de acordarmos, o aparelho fonador demora cerca de duas horas a aquecer. Se necessitamos de o usar antes desse tempo, convém efectuar breves técnicas de aquecimento, tais como:
  1. Encha as bochechas de ar e massaje o queixo com o polegar em círculos pequenos.
  2. Encha uma bochecha de ar e empurre-o dentro da boca, de bochecha em bochecha, cerca de dez vezes em cada uma delas, sem mexer o maxilar. Pode ajudar com a mão, segurando as bochechas, para evitar mexer o maxilar.
  3. Abrindo ligeiramente a boca, comprima o interior de cada bochecha, alternadamente, com a ponta da língua. Repita dez vezes.
  4. Faça estalidos com a língua, colocando-a entre o palato duro e a base da língua.
  5. Abrindo ligeiramente a boca, solte o maxilar. Estique a língua até conseguir chegar ao queixo. Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4.
  6. Mantendo o maxilar solto, estique a língua tentando chegar à ponta do nariz. Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4.
  7. Mantendo o maxilar solto, estique a língua horizontalmente para fora e recolha-a rapidamente. Repita dez vezes. Repita o ponto 4.
  8. Com o maxilar solto e a boca ligeiramente aberta, empurre suavemente o cano da laringe, com os dedos, de um lado para o outro.
Importante: Não emita qualquer som enquanto efectua este exercício.
  1. Mova o maxilar verticalmente, para cima e para baixo, com os lábios fechados, mas sem fazerem força, como se mastigasse a letra m.





IV. A respiração


Os professores que usam muito ar durante a aula estão sujeitos a uma elevada pressão de ar exercida pela sua passagem na laringe. Esta pressão, feita pela base pulmonar, quando sobrecarregada pelo excesso de ar, dificulta o controlo da fala do professor, que acaba por desenvolver toques bruscos com as pregas vocais enquanto fala. Assim, contrai a região do pescoço e até mesmo os ombros e a face, o que leva à produção de sons desagradáveis que podem conduzir à rouquidão.
O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base dos pulmões: quando inspiramos, o diafragma é estendido, tornando-se quase plano, deslocando a cavidade abdominal e ampliando a cavidade torácica; quando expiramos, o diafragma sobe. A respiração, sempre que possível, deve ser nasal (ainda que seja de boca aberta), pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas.
Devemos encher profundamente os pulmões, sem levantar os ombros. Se elevarmos as costelas e as clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, e erguermos os ombros, estamos a fazer uma respiração forçada com consequências graves para a nossa voz.
Quando fazemos , por vezes, uma leitura expressiva, precisamos controlar o tempo de entrada e saída do ar. Precisamos dosear a saída do ar conforme a extensão das frases e a inspiração também deve surgir num momento preciso, de acordo com a pontuação do texto.
À medida que o ar vai acabando, deve-se aumentar a pressão da musculatura abdominal.
Na leitura em voz alta, é preciso economizar o sopro na expiração e evitar a exaustão completa, libertando-nos da horrível falta de folgo. Para isso, temos a pontuação que nos dá a possibilidade de renovar frequentemente a provisão de ar. A respiração pode ser feita de acordo com as seguintes normas:
·                    Vírgula ______________________1/4 de respiração
·                    Ponto e vírgula_________________1/2 de respiração
·                    Dois pontos ___________________1/2 de respiração
·                    Ponto ________________________respiração completa
A duração das pausas depende também da expressão, da sensibilidade e da inteligência de quem lê, que podem determinar a pontuação e as pausas a fazer.


IV.1 POSTURA


Uma boa realização na fala só é possível se controlarmos a respiração. A respiração e a postura estão intimamente interligadas. Para realizar uma respiração correcta é preciso estar numa postura adequada.
Em que consiste uma boa postura?
Ter uma boa postura é fazer com que a sustentação e o equilíbrio do nosso corpo estejam de acordo com as leis da gravidade.
Uma boa postura ...
... é menos cansativa do que uma postura má ou relaxada, pois os ossos e os músculos fìcam posicionados de modo que haja o mínimo de esforço e tensão.
... causa um melhor aproveitamento respiratório.
... dá um melhor aspecto à visualização, além de transmitir maior segurança.
... coloca o mecanismo vocal na melhor posição para o seu posicionamento, tornando mais fácil a produção de uma sonoridade com qualidade.
... traz confiança, bem estar psicológico e físico a todo o organismo.
... faz o corpo funcionar melhor e, consequentemente, beneficia a saúde vocal.
Quando se está sentado, o principal apoio do corpo é o assento. O tronco e a cabeça devem estar alinhados, com a coluna direita, devendo os quadris estar bem apoiados no encosto, sem, no entanto, fazer com que o abdómen fique projectado para a frente, ou pelo contrário, que a coluna fique inclinada para a frente. Em ambas as situações a respiração ficará comprometida, e sentir-se-á cansado em pouco tempo. Se estiver sentado numa cadeira com braços, não deve apoiar os seus próprios braços sobre os da cadeira, pois haverá maior sobrecarga nos ombros, prejudicando a coluna.
Para assumir uma postura correcta, tenha em conta as dez regras que se seguem, adequadas a diferentes partes do corpo:

1. Pés: uma boa base dá maior segurança e firmeza. Inicialmente, deverão estar um pouco afastados. Se estiver de pé durante muito tempo, o ideal é variar a sustentação do peso entre os pés, mas não de forma demorada, para evitar fadiga e tensão. Não se deve colocar o peso apenas sobre os calcanhares.
 

2. Pernas: como ajudam a fixar e sustentar o corpo, elas nunca ficam totalmente relaxadas. No entanto, elas devem ficar flexíveis, nunca rígidas, prontas para o movimento. Não se deve apoiar todo o peso do corpo somente numa perna, pois haverá uma forte tendência a tremer. Para ajudar a resolver a tensão nas pernas e pés, podem-se fazer alongamentos nesta região.
 
3. Quadris: devem estar equilibrados, evitando que um lado esteja mais elevado que o outro. Porém, uma leve alternância ou movimentação ajuda a relaxar esta região, pois não é desejável que esteja muito rígida.
 
4. Abdómen: não deve estar exageradamente projectado para dentro nem para fora. Devem-se evitar tensões excessivas neste local, pois a musculatura desta região é de extrema importância para a respiração controlada, imprescindível ao professor.
 

5. Costas: manter a coluna direita de forma não rígida favorece o bem estar da voz, pois melhora as condições da expansão do tórax, e consequentemente, auxilia a respiração. Devem permanecer equilibradas, sem inclinações exageradas.
 
6. Tórax: deve estar numa posição relaxada, evitando-se qualquer contracção muscular excessiva, para facilitar a respiração. Deve-se sentir todo o tórax agindo em conjunto.
 
7. Ombros: devem estar descontraídos, sem nenhuma tensão nestas articulações. Qualquer rigidez nesta região pode comprometer a acção dos músculos do tórax e do pescoço. Não devem mover-se muito para frente, nem para trás, nem para baixo, muito menos para cima. A rigidez local pode comprometer toda a postura.
 




8. Braços e mãos: devem estar caídos livremente ao longo do corpo, de forma natural, o mais livres possível de tensão. Os maneirismos devem ser evitados, como ficar apertando as mãos à frente ou atrás, ou torcendo-as, pois isso causa uma tremenda tensão nos braços e no tórax, além de interferir na acção dos outros músculos do corpo. Deve-se ter o cuidado, enquanto se fala, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensão no pescoço.
 
9. Cabeça: deve estar centrada. O olhar deve estar na direcção dos alunos, e o queixo deve estar em ângulo recto com a cabeça. Quando as pessoas enterram a cabeça no tórax ou alongam o pescoço para cima, dificultam os movimentos da laringe, e naturalmente, a sua emissão vocal.
 

IV.2 APOIO RESPIRATÓRIO

É necessário saber controlar a entrada e a saída do ar que se respira. A esse controlo dá-se o nome de apoio respiratório. O apoio é o controlo consciente da força passiva e espontânea do movimento de elevação do diafragma na expiração e tem a finalidade de manter o equilíbrio da coluna e aplicá-la à fonação.
Para que se possa lançar o som vocal à distância que se deseja, é necessário termos um ponto de apoio. Incorrectamente os professores fazem da região da garganta esse ponto de apoio, o que magoa a laringe e as cordas vocais, dilatando as veias do pescoço, tão grande é o esforço que fazem para falar.
Aconselha-se, pois, que os professores ou quaisquer outros comunicadores situem o seu ponto de apoio correctamente, ou seja, que a pressão exercida se situe entre os dois diafragmas: o diafragma torácico e o diafragma pélvico.
Como fazê-lo?
O professor deve exercer uma leve pressão abdominal (baixo-ventre), mais ou menos quatro dedos abaixo do umbigo, seguindo-se de uma leve contracção glútea.
É para esta região pélvica que o professor deve encaminhar a sua atenção quando desejar uma projecção da voz mais consistente. Esta disposição corporal, a que nós chamamos cinturão pélvico, é indispensável para a situação da sala de aula.
Se for necessário sussurrarmos ou gritarmos, devemos fazer uma compressão máxima do cinturão pélvico. Nunca devemos, num momento de exaltação, levantar os ombros antes do grito pois assim o cinturão pélvico soltar-se-á e o grito cairá na nossa garganta.
Este exercício deve tornar-se um hábito natural e constante da sua vida profissional. Recomenda-se pois muito cuidado, observação e treino.
Nunca nos podemos esquecer que, durante qualquer leitura devemo-nos apoiar sempre no cinturão pélvico.

IV.3 EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

Exercício para percepção da inspiração involuntária
Este exercício serve para exercitarmos a elasticidade da musculatura abdominal para dentro e para fora e se perceber que não há necessidade de se fazer esforço para que o ar entre pois tal facto acontece naturalmente, quando sentimos necessidade de inspirar.
Solte o ar, esvaziando a barriga. Fique alguns instantes sem ar. Relaxe a musculatura, deixando então o ar entrar, mas sem forçar a sua entrada.

Exercício para treinar a saída do ar com controlo (APOIO):
Este exercício pode ser feito contando o tempo de saída do ar para aos poucos aprender a controlar e aumentar o tempo de saída do ar (por exemplo, soltar o ar em dez tempos, depois em quinze, vinte, etc.).
Podemos também controlar o tempo da entrada do ar, que muitas vezes deve ser rápida, dependendo das frases que lemos. Assim, além de controlar a entrada do ar, fazemos uma contagem também para a inspiração e procuramos gradualmente diminuir esse tempo de inspiração.

Exercício para treinar a pressão da saída do ar:
Se precisarmos fazer um som com uma intensidade mais forte, devemos utilizar mais o apoio respiratório para não sobrecarregar as cordas vocais.
Partindo do exercício anterior, vamos, na saída do ar, fazer movimentos abdominais com pressão alternada.
A expulsão do ar, acompanhada por um “sssss” prolongado, deve ser feita pressionando o abdómen e dominando essa pressão, alternadamente. Deve fazer-se num único sopro, sem interrupções. Verificamos então que quando aumentamos a pressão do abdómen, aumentamos a pressão do ar.

Exercício para treinar a parte baixa do abdómen:
A maioria das pessoas tem tendência para usar muito pouco os músculos abdominais quando respira. Pessoas mais ansiosas ou com uma vida mais agitada, raramente fazem esta respiração mais baixa. Já referimos anteriormente como isso é prejudicial.
Quando a respiração “não desce” e se mantém muito no tórax, a melhor maneira de a fazermos “baixar” é através da contracção dos músculos glúteos.
Deve-se experimentar expirar o ar lentamente e, ao mesmo tempo, fazer uma contracção anal. Quando se encontrar sem ar, relaxe o abdómen e vai sentir que a respiração se torna mais ampla.
Repita este exercício várias vezes, até que o interiorize de tal modo que se torne habitual e o faça espontaneamente.

IV.4 EXERCÍCIOS PARA DESOBSTRUÇÃO AS VIAS RESPIRATÓRIAS

1.            De pé, pernas afastadas e joelhos ligeiramente flectidos, inspirar profunda e lentamente enquanto estende os braços à altura dos ombros.
Expirar lentamente voltando à posição inicial.
2.            Inspirar elevando os braços acima da cabeça. Baixá-los durante a expiração.
3.            Pernas afastadas, pés firmes. Inspirando, levantar os braços acima da cabeça, juntando depois as mãos, e expirando deixar cair os braços e o tronco para a frente em movimento de lenhador.
4.            Inspirar, levantando os braços à altura dos ombros, fazendo depois pequenas rotações. Expirar, fazendo uma rotação ampla com os braços.
5.            Deitado, levantar os braços acima da cabeça durante a inspiração. Voltar à posição inicial na expiração.

IV.5 EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS COM PRODUÇÃO DE SOM

Os exercícios respiratórios são muito importantes para a correcção das deficiências da voz e são feitos em combinação com a emissão de sons.
1.            Inspiração pelo nariz, lenta e prolongadamente em silêncio.
PAUSA
Expiração nasal, lenta e prolongada.

2.            A mesma inspiração do exercício anterior.
PAUSA
Expiração pela boca soprando suavemente com os lábios em posição de assobiar.
3.            Inspiração idêntica à do exercício anterior.
PAUSA
Expiração pela boca em A afónico.
4.            O mesmo exercício expirando em O afónico.
5.            Inspiração rápida e profunda.
PAUSA
Expiração sonora com a boca fechada mas com os maxilares separados em vibração.
6.            A mesma inspiração do exercício anterior.
PAUSA
Expiração inicialmente com a boca fechada emitindo um som médio e terminando com a boca aberta mmooommmm.
7.            Pequenas inspirações nasais rápidas até sentir o peito cheio de ar.
PAUSA
Expirar rápida e fortemente.
8.            Inspiração profunda pelo nariz.
PAUSA
Expiração emitindo consoantes fricativas:
SSSSSS / JJJJJJ / CHCHCHCHC / ZZZZZ
9.            Inspiração idêntica à anterior.
PAUSA
Expirar contando em voz alta 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,...
·                    As consoantes oclusivas ( P, B, T, D, G e Q) fornecem bons exemplos para dominar a expiração, porque gastam mais ar. Inspirar e expirar repetindo muitas vezes, lentamente, P B T D G Q.
Ler frases longas em que se encontrem frequentemente essas consoantes, como por exemplo as que se encontram em anexo.
Esta leitura deve ser feita, inspirando profundamente e atacando de imediato, no início da expiração, para não desperdiçar ar. Devemo-nos esforçar por sustentar os finais das frases, economizando o ar expirado.
11. Outro tipo de exercício será a leitura de um poema/ texto numa só expiração que inclua algumas consoantes fricativas.



V. Exercícios de colocação de voz
Estes exercícios devem ser realizados usando o apoio respiratório, conforme explicado em IV.2.
Sentado ou de pé com as costas direitas e as pernas abertas:

Inspirar pelo nariz lenta e prolongadamente.
PAUSA
Expirar pela boca emitindo o som eemmm

Inspirar pelo nariz lenta e prolongadamente.
PAUSA
Expirar pela boca emitindo o som uuuuuuu

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expirar pela boca emitindo o som iiiiiiiiiii

A mesma inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som oooooooooo

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som eeeeeeeeee

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som aaaaaaaaaa

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som ôôôôôôôô

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som êêêêêêêêê

Inspiração do exercício anterior
PAUSA
Expiração pela boca emitindo o som uueeooiiaa
Repetir três vezes



VI. Relaxamento



Segundo Eudósia (1989) a luta que travamos, no dia a dia, pode desenvolver tensões musculares variadas, e em regiões muito específicas, que se vão agravando com a repetição de uso. Estas tensões irão afectar o desempenho vocal, sendo responsáveis por dificuldades respiratórias, articulatórias e outros envolvimentos da produção da voz e da fala. Havendo constrangimento, a energia psíquica não flui para facilitar a boa interligação entre respiração, postura e relaxamento.
Adaptando ao comunicador / professor a investigação feita por Eudósia, tendo como público alvo os cantores, é através do auto-conhecimento do nosso corpo que podemos eliminar posturas incorrectas e tensões. O desenvolvimento de um trabalho corporal diário, conforme as necessidades, é muito importante. O autor sugere-nos algumas técnicas corporais que beneficiam todo o corpo e, em especial, o aparelho fonador, tais como Ioga, Bioenergética, Massagem, RPG (Reeducação Postural Global), Técnica de Alexander, entre outras (esta informação foi apresentada em aula pelo professor).

VI.1 EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO

Passamos a descrever alguns exercícios que têm como fim o relaxamento. Devem ser acompanhados por uma música relaxante e tranquila, e podem ser executados de olhos fechados. Em todos eles, tenha presente que o seu maxilar deve estar bem relaxado. O ideal é manter a boca entreaberta e a língua encostada aos dentes inferiores.

1.            Relaxamento dos ombros: sentado ou de pé, inspirar levantando os ombros para cima o mais que puder. Soltar o ar deixando os ombros caírem. Acompanhar com um suspiro de alívio, deixando toda a tensão sair quando soltar o ar. Pode soltar-se o ar com um AAAHHH!!! Bem sonoro. Repetir algumas vezes.
2.            Relaxamento dos ombros: girar os ombros lentamente para a frente numa rotação completa, como se estivesse desenhando um círculo. Fazer o mesmo para trás. Não esquecer de manter a respiração. Fazer o contrário. Respirar bastante para ajudar a sair a tensão.

3.            Relaxamento do pescoço: movimentar a cabeça em todas as direcções. Primeiro para a frente, depois para trás. Movimentar a cabeça para um lado e depois para outro. Por fim fazer rotação completa com a cabeça, deixando-a bem relaxada como se fosse uma “bola solta”, girando-a para um lado e para outro.

VI.2 EXERCÍCIOS PARA A FLEXIBILIDADE DOS ÓRGÃOS VOCAIS [4]

1 - MAXILARES
1.    Abrir e fechar a boca lentamente a dizer: ma... ma... e também muito lentamente a dizer: IARA - IATE - IAGA - IANSÃ.
2.    Abrir e fechar a boca com firmeza e rapidez dizendo muitas vezes: ba-ba-ba-ba...
3.    Dizer lentamente: não há luar - não há luar....

2 - PALATINO
1.    Bocejar e dizer lentamente: gong, gong, gong...
2.    Emitir e alternar a vogal oral com a vogal nasal: á - ã; e - en; i - in; o - on; u - um;
3.    Fazer gargarejos - com água.

3 - LÍNGUA
1. Pôr a língua para fora e recolhê-la rapidamente.
2. Arquear a língua até encostar a ponta no palatino.
3. Arquear a língua para baixo e para cima.
4. Bater com a ponta da língua na face anterior e logo na posterior dos dentes incisivos inferiores, fazer o mesmo com os incisivos superiores. Rapidamente, várias vezes.
5. Fazer rotações com a língua contornando os lábios com a boca aberta e também contra os lábios cerrados.
6. Firmar todo o contorno da língua nos malares superiores deixando apenas a ponta livre para golpear o palato dizendo: la - le - li - lo - lu - lo - li - le - la.
7. Articular lentamente, apressando aos poucos: tê - rê -tê - rê; variar as consoantes iniciais com as vogais mantendo o rá (fará).

8. Articular lentamente apressando aos poucos tê - lê -tê - lê; tê - rê - tê - rê; variar as consoantes iniciais e as vogais: fa - rá, fa - rá , fa - rá.
9. Firmar a ponta da língua atrás dos incisivos superiores e experimentar com muita pressão para provocar vibrações na ponta da língua.
10.              Imitar campainhas: trim, trim; sinos: belelém, belelém; tambores: prrrr, prrrr.
11.              Consoantes que são articuladas com movimentos da língua contra o palato: la - le - li - lo - lu - lo - li - le - la / na - ne - ni - no - nu - no - ni - ne - na / ta - ti - to - tu - to - ti - te - ta / da - de - di - do - du - do - di - de - da.
“ Teu tio Tadeu te deu dois tetéus” ... várias vezes.
“Lana, Lina, Lena e Lola levam Nilia e Madalena nas salinas sonolentas ver a lua em plenilúnio”.

4.            PARA OS LÁBIOS
1.Dizer muitas vezes iu - iu - iu - ...; tuim - tuira - tuiuca - tuiuiú - suíno - suiurá - siúba - siusi.
2. Ler com os dentes cerrados, exagerando a articulação labial.
3. Comprimir fortemente os lábios e soprar com explosão: p - p- p -p- p-, primeiro sem som, depois dizendo: pa - pe - pi - po - pu - po - pi - pe -pa, com muita rapidez e firmeza.
4. Assobiar.
5. Soprar tiras de papel.
6. Leitura afónica exagerando as articulações.
7. Repetir a mesma leitura relaxando o maxilar inferior.







VII Higiene vocal

A higiene vocal consiste em algumas normas básicas que auxiliam na preservação da saúde vocal e prevenção do aparecimento de alterações e doenças.
Para manter uma boa qualidade de voz, deve assim observar alguns aspectos gerais relevantes, tais como:

DEVE...

NÃO DEVE...
  • Dar preferência a colchões semi ortopédicos
  • Falar abusivamente ao telefone
  • Consumir álcool, em excesso
  • Automedicar-se
  • Falar enquanto pratica exercício
  • Falar em ambientes ruidosos ou abertos
  • Praticar o polifacetismo vocal
  • Falar no processo de digestão
  • Ingerir líquidos frescos ou muito quentes
  • Falar durante estados gripais ou crises alérgicas
  • Submeter-se a mudanças bruscas de temperatura


Também deve observar diariamente, e em particular, quando utiliza a sua voz, as seguintes regras:





DEVE...

NÃO DEVE...
  • Praticar exercícios vocais antes e depois da exposição vocal
  • Manter uma boa postura
  • Falar sempre de pé
  • Usar roupas folgadas
  • Ingerir alimentos leves mas que necessitem de muita mastigação antes de falar
  • Beber água frequentemente
  • Falar no meio da sala de aula
  • Fazer repouso vocal após o uso indispensável da voz
  • Gritar sem suporte respiratório
  • Falar com golpes da glote
  • Tossir ou pigarrear
  • Usar adornos que comprimam a laringe
  • Falar demasiadamente ou discutir frequentemente
  • Rir alto
  • Falar sentado ou mal posicionado
  • Falar enquanto escreve no quadro de giz





VIII. Teste: Cuida bem da sua voz? [3]:
Responda às questões que se seguem como uma forma de auto avaliação sobre o cuidado que tem com a sua voz.
1.            Percebe se no final de um dia de trabalho a sua voz está mais fraca?
2.            Quando lecciona ou fala em público, as suas veias ou músculos do pescoço saltam?
3.            Sente dores na região do pescoço?
4.            Após falar durante algum tempo, sente dores de cabeça?
5.            Fala diariamente durante horas seguidas?
6.            Tem constipações frequentes?
7.            É fumador?
8.            Pigarreia muito?
9.            Tem alguma alergia das vias respiratórias?
10.          Tem frequentemente faringites, amigdalites ou laringites?
11.          Costuma auto-medicar-se quando tem problemas na voz?
12.          Tem dificuldades digestivas, tais como azia, úlcera, refluxo gastroesofágico, etc.?
· Se respondeu afirmativamente a mais do que quatro itens, fique atento e procure tomar alguma providência no sentido de modificar os seus hábitos.
· Se respondeu afirmativamente a mais de seis itens, procure um especialista para que ele possa avaliar o estado de suas pregas vocais; com estes sintomas, tem que ficar atento para que não ocorram problemas maiores num futuro próximo.



IX. CONCLUSÃO


O professor é um profissional que tem, como sabemos, a voz como principal instrumento de trabalho e que, na maioria das vezes, convive com a seguinte situação:
·                     Grande número de horas de trabalho consecutivas, acarretando o uso da voz por muitas horas seguidas, quando tal não deveria exceder as oito horas diárias;
·                     Excesso de trabalho, obrigando o professor a levar trabalho para casa, o que diminui o seu tempo de repouso e lazer;
·                     Número excessivo de alunos em sala de aula, tendo o professor que aumentar a intensidade de sua voz para ser ouvido por todos;
·                     A indisciplina dos alunos,  que gera um desgaste emocional no professor;
·                     Condições físicas de trabalho inadequadas, como salas de aula mal projectadas do ponto de vista da acústica, ruído externo e interno, sala de aula e sala dos professores com estrutura inadequada;
·                     Falta de informações sobre cuidados com a saúde vocal na sua formação profissional, já que, ao contrário do que seria desejável, nenhum curso de formação de professores do nosso país inclui no seu currículo uma disciplina de Técnica Vocal.
Essa situação faz com que o professor seja um dos profissionais que mais apresenta problemas vocais. Frequentemente, ele possui as queixas de garganta arranhada e ardendo, de sensação de ter um corpo estranho na garganta, de tensão no pescoço, de cansaço vocal, de voz mais fraca no final do dia, de alterações na qualidade vocal, de necessidade de pigarrear, entre outros sintomas que denunciam o uso inadequado das estruturas que produzem a voz e/ou o abuso vocal.
O ideal seria que o professor procurasse a prevenção, ou seja, que se aconselhasse com profissionais da área (fonoaudiólogo e médico otorrinolaringologista) que verificassem as condições da sua voz.
O otorrinolaringologista é quem diagnostica e trata lesões nas pregas vocais, como nódulos ("calos"), pólipos, cistos, fendas, entre outros problemas.
Já o fonoaudiólogo verifica como está o funcionamento das estruturas que produzem a voz, a qualidade vocal e, quando necessário, é responsável pela reabilitação do paciente. Portanto, é fundamental o trabalho conjunto entre esses dois profissionais.
Sentimos que, após sermos despertas para a importância de toda a beleza e complexidade que suporta a voz, a partir de agora, estaremos atentas para prevenir posturas incorrectas que nos possam provocar algum desconforto.
E enquanto esta disciplina não for introduzida nos currículos dos professores e dos alunos, desde os primeiros contactos com a escola, procurem também todos vós, professores, fazer algo pela vossa voz.
Assim, se tiver dúvidas sobre a capacidade da sua comunicação ou perceber uma rouquidão que persiste por mais de 15 dias seguidos, ou mesmo um desconforto prolongado ao falar, procure um especialista. Não se automedique nem recorra a panaceias caseiras.
Cuidar da voz é um compromisso que cada um de nós tem com a sua saúde e com a sua profissão.




X. Bibliografia


[4]:Mascarenhas, Marco, Curso de Prática Vocal, Lisboa, 2002




















ANEXOS

(trabalhos realizados durante as aulas)



EXERCÍCIOS PARA ARTICULAÇÃO DAS CONSOANTES
Apresentamos a seguir exercícios para a correcção das articulações de todas as consoantes. Devem ser lidas inicialmente muito devagar, exagerando as articulações até que possam ser recitadas rapidamente e com muita nitidez.
1 - CONSOANTES OCLUSIVAS
M
Minha mãe mandou-me marcar mesa na melhor e mais moderna manjedoura de Madrid.
P
Para pôr painéis nas portas, o Paulo preparou pedaços de papel pardo pintado.
NH
Tenho um ninho com um casalinho de passarinhos num pinheiro da minha cunhada Tininha.
N
Não necessitamos de nenhuma norma que negue o nosso natural narcisismo.
T
Em Tavira, o Tiago temperou três toneladas de tomates com tâmaras para turistas tipicamente Tailandeses.
D
David, deixa-me dar à dona Dina dois damascos doces e deliciosos.

C
O caçador caçava coelhos com cascas de castanhas cozidas com canela e cominhos.
Q
O Quim quis um queque de queijo e agora quer uma queijada quente.
G
Guilhermina deu um grande grito ao grotesco gato gordo que gostava de gomas.

2 - CONSOANTES CONSTRITIVAS FRICATIVAS
F
Filomena e o filho foram à fantástica festa de Faro onde focas farejam flores e fazem furor.
V
O vocalista voltou-se no vazio e viu o vandalismo do vampiro vitorioso na vila vasta e verde.
S
A Sónia sussurrou ao Simão que soltasse a serpente sibilante no silvado do seminário.
Z
A Zebra do Zé Zarolho zangou-se e zarpou ziguezagueando pelo Zimbabwe.
J
Em Janeiro, o João jantou no jardim e jogou jasmins junto à janela da jovem Julieta.


CH
Chovia quando Xavier chegou com o chapéu axadrezado e chamou a Xana para o chá da China.

3- CONSOANTES CONSTRITIVAS LATERAIS:
L
A luz límpida da lâmpada ilumina os lábios lânguidos da Luisa que lambe o licor de laranja que Leonel levou.
LH
O fedelho do coelho meteu o bedelho no entulho e a filha do Fialho, que malhava o milho no atalho, deu-lhe com o malho.

4 - CONSOANTES CONSTRITIVAS VIBRANTES
R
Paira no ar e na areia o aroma da caruma que cura a ira do Faraó de faro apurado.
O Ferreira carrega no carro carradas de rosas roxas e romãs para a fanfarra de Torres.




Com base no Capítulo X e XI do Curso de Técnica Vocal [4], a emoção do texto depende da cor que é impressa nas palavras pronunciadas. Assim como a cor é uma característica do pintor, o “timbre” da voz é o que torna os seres humanos inconfundíveis. E acrescentamos também que, se nada houver que prejudique muito o aparelho fonador, mesmo atendendo às “oxidações” que o tempo comporta, podemos ver o corpo envelhecendo... mas a voz continuando a presença cristalina do ser.
Se na expressão escrita há toda a riqueza da Língua que envolve e atrai (referindo só o lado positivo), na expressão oral não basta saber correctamente o lugar de cada significante. Vimos bem neste Curso, e sentimos em todos os nossos poros, que saber ler coloridamente, captando o receptor, com emotividade, é ainda outra coisa.... tão complexa quanto fascinante!...
Ler com emoção é como se fosse compor uma música e um silêncio, uma pausa e um som, vibrando no corpo e no ar... cujo instrumento fosse uma vasta sala de inspiração, expiração, respiração, pontuação, pausa visualização, dramatização, ... Depois seleccionamos textos, e a partir deles elaborámos um outro para trabalhar estes contextos , que anexamos.
E adorámos! E como iríamos colorir, sonoramente esta expressão sublinhada? Exclamando? Descendo? Subindo? Prolongando?

Marcação de pausas de respiração nos textos:

I


Jack Ryan é um ex-fuzileiro, / que trabalha para a CIA. // No decorrer de uma missão de reconhecimento, / toma conhecimento do desaparecimento de três cientistas russos, / mas... // que fazem eles na Ucrânia, / a trabalhar num projecto ultra-secreto? // Um ataque nuclear ao EUA implica um resposta dos americanos que terá invariavelmente, / de passar por um contra-ataque. // Os dois presidentes das duas potências não têm alternativa / e cabe a Jack Ryan tentar evitar o desastre...//
Folheto publicitário da Warner-Lusomundo, cobre o filme “A soma de todos os medos

II

Fiquei só
Como um cavalo só /
Quando no pasto não há noite nem dia, /
Apenas sal do Inverno. //
Fiquei
Tão sem ninguém, / tão vazio
Que choravam as folhas, /
As últimas, / e depois
Caíam como lágrimas. //

Nunca antes
Nem depois
Fiquei tão de repente só. //
E foi à espera de quem, /
Não me recordo, /
Foi totalmente, /
Passageiramente, /
Mas aquilo foi a instantânea solidão, (...)

Esquecido no Outono, Pablo Neruda, in Antologia Breve, 5ª ed., Publicações D. Quixote

III

Atenção filhos, / maridos, / pais e sogros: //
As mães de todo o Mundo / (... não sou viajada mas estou convicta de que é universal...) / exigem que fique ponto assente nas mentalidades de toda a família que “Mãe não é pastilha elástica” / —pode esticar para todo o lado até rebentar como um balão, / mas é “gente”, / igual a todos!
Mãe não é pastilha elástica
Luísa Maria
In revista “Adolescentes”, ano 1, nº 4


IV


Voltando à Joana, / eu sei que ela sabe / que eu sei / que ela tem tanta vontade de experimentar vir a minha casa / como eu. // Bem vi / como lhe ficaram a brilhar os olhos / quando, / como quem não quer a coisa / (e quem é que não quer a coisa? / ), eu lhe disse / que à quarta-feira à tarde, estou sozinho cá em casa. // Isto é que me irrita: / sabemos que os dois queremos a mesma coisa / mas parece que é obrigatório ser eu a convidá-la, / depois ela dizer / duas ou três vezes que não pode / e só à terceira aceitar. //
O meu pai / e o meu tio estavam outro dia a conversar sobre isso / e a dizerem / que depois de casarem é a mesma coisa. //
Queres Ver a Minha Tarântula
Vasco Prazeres
In revista “Adolescentes”, ano 4, nº 18






Textos aglutinados:

Voltando à Joana
Fiquei só
Como um cavalo só
No decorrer de uma missão
De reconhecimento.
Atenção filhos, maridos, pais e sogros:
Eu sei que ela sabe que eu sei
Do desaparecimento de três cientistas russos
Quando no pasto não há noite nem dia
Não sou viajada mas estou convicta
De que é universal
Mas que fazem eles na Ucrânia?
Bem vi como lhe ficaram a brilhar os olhos
E depois caíram como lágrimas
Até rebentarem como um balão.
Os dois presidentes não têm alternativa
Quando eu lhes disse que à Quarta-feira à tarde
Estou sozinha em casa.
Fiquei tão sem ninguém, tão vazio,
Que as mães de todo o mundo exigem
Evitar o desastre.


EXERCÍCIO PROPOSTO À TURMA NO DIA 6/11/2002

1.    RESPIRAÇÃO:
§  Inspirar profundamente pelo nariz.
§  Apoiar no cinturão pélvico.
§  Caminhar, subir ou descer escadas soltando o ar em cada passo.
§  Repetir pelo menos três vezes.
2.    ARTICULAÇÃO:
§  Inspirar profundamente pelo nariz.
§  Apoiar no cinturão pélvico.
§  Soltar o ar lentamente dizendo o som Fa, Fa, Fa, Fa...
§  Repetir pelo menos três vezes.
3.    RESPIRAÇÃO COM ARTICULAÇÃO:
§  Inspirar profundamente pelo nariz.
§  Apoiar no cinturão pélvico.
§  Dizer de um só fôlego a frase: “Filomena e o filho foram à fantástica festa de Faro”.
§  Repetir pelo menos três vezes.

Descontraia, inspirando profundamente enquanto sobe os ombros e solte o ar energicamente, soltando também as tensões. Repetir pelo menos três vezes.


 Fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:nQZa66IKkG4J:www.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc+aquecimento+volcal&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiQ4iK9zsGr-EijWEDwehEKBwPaWbXc0RUHGYu2-Ct85v4dqdQBMxkc4bPrJN1m28J2oDYaGUKVo55YsTG4cnE5pBP6QtF6Q4cIQ3-Qd9xYKJ5dlgq6YkV7-KA73bkGl273fV7-&sig=AHIEtbSjdeED5Az3vA5ZoIgfRk06tgXO4Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário