sábado, 1 de outubro de 2011

Educação Infantil - Pré-escola de 4 e 5 anos



A edição especial da Revista Nova Escola de Agosto de 2007 aborda a oralidade, o desenho e a leitura, dentre outros temas pertinentes à Educação Infantil - Pré-escola de 4 e 5 anos. Para ter acesso ao conteudo, visite os links abaixo:


ENTREVISTA | REGINA DE ASSIS

Regina de Assis fala sobre os exageros de alguns desenhos animados

"Assistir desenho animado na TV pode ser perigoso para as crianças porque a maioria deles distorce conceitos e abusa da violência", diz a educadora Regina de Assis

ARTE | O PAPEL DA CRIATIVIDADE

A importância do desenho na pré-escola

Ensinar a turma a desenhar exige oferecer contato permanente com a produção artística de diferentes lugares e épocas para ampliar o olhar

LEITURA | AS PRIMEIRAS LETRAS

As primeiras leituras na pré-escola

Fazer de cada criança um leitor requer atividades diárias em que a garotada tenha a oportunidade de ler, trocar idéias, comentar notícias e muito mais

LINGUAGEM | FALAR BEM É FUNDAMENTAL

Ensine os alunos a falar bem desde cedo

Usar a poesia para desenvolver a oralidade é um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos

DIDÁTICA | O VALOR DA INTERAÇÃO

O valor da interação na pré-escola

Trabalhar junto com os colegas é uma ótima maneira de aprender, fazendo o que os especialistas chamam de construção colaborativa do conhecimento

MATEMÁTICA | MUITO ALÉM DOS NÚMEROS

Exploração dos espaços na pré-escola

Explorar os espaços com a ajuda de cadeiras, pneus, colchões e mapas é o primeiro passo para se relacionar com as formas que estão à nossa volta

ENSAIO | FOTOS QUE REVELAM O DIA-A-DIA DA TURMA

Jogar todo dia na pré-escola

Jogos aumentam o aprendizado ao garantir muita diversão num contexto que reúne não só prazer e fantasia mas também regras

ARTIGO | IDÉIAS E OPINIÕES DE QUEM FAZ A DIFERENÇA | Lino de Macedo

Brincar é mais que aprender

A brincadeira é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário