domingo, 2 de outubro de 2011

Separação dos pais x Escola

 

 




Para saber mais, acesse:

Separação dos pais e as possíveis conseqüências nas crianças

 

Trabalhando o tema em sala de aula - Dados da Aula



O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Expressar sentimentos relacionados ao luto pela separação dos pais.
b) Refletir sobre sentimentos e emoções presentes em situações de separação dos pais.
c) Perceber a importância de uma boa convivência com os novos membros na família como namoradas do pai, namorados da mãe, dentre outros.
d) Compreender que numa relação em família estão presentes sentimentos diversos como: amor, ódio, alegria, tristeza, inveja, ciúme, dentre outros.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
COMENTÁRIOS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, temos confirmado em nossa prática cotidiana que quando a criança pode contar com um ambiente familiar harmonioso isso se reflete de uma maneira muito positiva no desenvolvimento e aprendizagem do/a mesmo/a. Temos clareza também que apesar das dificuldades enfrentadas pela maioria das famílias nos tempos atuais, muitas delas se esforçam para educar seus/suas filhos/as, cabendo à escola acolher e respeitar tais famílias, orientando-as. Nesse sentido, e mesmo entendendo que isso representa mais um desafio ao/a professor/a, acreditamos que, além de criar espaços para discutir sobre as questões da família no desenvolvimento dos/as alunos/as, os/as educadores precisam planejar estratégias pedagógicas que de fato contribuam para mudanças no âmbito da formação humana das próprias crianças e, indiretamente, na qualidade das relações pessoais que são estabelecidas no ambiente familiar. Essa aula tem o propósito de auxiliar os/as professores/as a aproximarem-se da realidade vivida por seus/suas alunos/as na convivência com sua família através da leitura de livros infantis que abordam a temática sobre a separação dos pais, uma vez que identificamos que tal situação poderá refletir no desenvolvimento e aprendizagem da criança na escola. Acreditamos no quanto é fundamental que o/a professor/a procure ajudar os/as alunos/as, amparando-os/as, orientando-os/as, além de incentivá-los/las na reflexão sobre a situação vivida e na busca de estratégias para o enfrentamento de tal realidade.

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º Momento: Dividir a turma em dois sub-grupos e propor a leitura de duas histórias infantis , a saber:

Livro: A SELVA E O MAR

Livro a selva

Sinopse do livro: Conta a história de uma jovem que nasceu no Mar e de um jovem que nasceu na Selva. Eles acreditavam que a felicidade estaria no encontro entre a selva e o mar. Um dia, os dois se encontraram e se amaram e desse amor nasceu uma criança, mas ao perceberem que cada um estaria melhor no seu lugar de origem, retornaram. A criança, que possuía o mar e a selva dentro de si, sentia-se bem em ambos os lugares.

Livro: TENHO DUAS CASAS

Livro duas casas

Sinopse do livro: A autora leva para a sala de aula a discussão de um tema atual e extremamente importante para a convivência: o surgimento de novas estruturas familiares na sociedade. Propõe uma reflexão sobre a separação dos pais; novos arranjos familiares; filhos de pais separados; inclusão de novos membros; novos tipos de convivência.

2º Momento: Após a leitura dos livros, os/as alunos/as deverão listar as principais informações contidas no texto para posterior discussão. Se no grupo houver algum/a aluno/a, filho/a de pais separados/as, incentivá-lo a dar a opinião sobre a sua situação vivida.

3º Momento: Professor/a, proponha aos/as alunos/as que se posicionem numa grande roda e façam uma discussão ampliada sobre as informações obtidas. Questionar aos/as alunos/as: Na sua percepção, é possível que duas pessoas que se amavam tanto deixem de se amar? Você acredita que um pai ou uma mãe podem deixar de se amar? Ou passam a se amar de uma forma diferente? Para você, existem pais que deixam de amar a seus filhos quando a relação conjugal é desfeita? Professor/a, faz-se importante ponderar com os/as alunos/as que a separação dos pais não pode ser considerada como garantia de conflito e problemas permanentes em família. Muitos casais separados conseguem, após o rompimento do casamento, melhorar a qualidade da relação com os filhos, criando oportunidades, inclusive, para realizar programas de lazer juntos, garantir a participação efetiva de um dos dois nas atividades escolares, dentre outras atividades que poderiam não ser realizadas no período em que viviam todos juntos, por exemplo.

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Professor/a, retome as discussões realizadas na aula anterior e proponha aos/as alunos/as a ampliação das mesmas. Solicite a divisão da turma em dois sub-grupos novamente e a leitura das seguintes histórias :

Livro: A COLEÇÃO DE BRUXAS DE MEU PAI

Bruxas

Sinopse do livro: Conta a história de duas crianças após a separação dos pais na aventura de conviver com as novas namoradas do pai. A autora aborda o universo das relações familiares contemporâneas, com humor e poesia.

Livro: MAMÃE TROUXE UM LOBO PARA CASA

Mamãe

Sinopse do livro: Trata-se da história de um lobo que chega para morar com uma mãe separada, mudando radicalmente o cotidiano da família, trazendo irritação para o filho que já está acostumado a ser o rei da casa.

2º momento: Discutir com os/as aluno/as o papel da bruxa e do lobo em diferentes clássicos de histórias infantis como, por exemplo: “Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Joãozinho e Maria”. Quem é o lobo na história do Chapeuzinho Vermelho? Qual é o sentimento que ele causa à Chapeuzinho Vermelho? Quem é o lobo na história “Os Três Porquinhos?” O que ele faz aos três porquinhos? Quem é a bruxa na história da Branca de Neve? O que ela faz à Branca de Neve? Quem é a bruxa na história de Joãozinho e Maria? O que ela faz aos personagens? E nas histórias especificamente trabalhadas nessa aula: quem são as bruxas e o lobo?

Sugestão ao professor/a: Caso os/as alunos/as encontrem dificuldade em expressar suas opiniões a esse respeito, você poderá pedir-lhes que digam a primeira palavra que lhes vêm a mente quando escutam falar de lobos e bruxas e, então, propor a seguinte reflexão: O lobo ameaça, provoca medo, é assustador, tem o desejo de comer a vovozinha e os três porquinhos. A bruxa assusta, envenena, sente inveja, tem vontade de matar Chapeuzinho Vermelho e expressa o desejo de comer Joãozinho e Maria.
Após essa reflexão, você poderá perguntar aos alunos/as: Por que será que os autores utilizaram as bruxas para representar as namoradas do pai e o lobo para representar o namorado da mãe? Vocês acham que essas pessoas têm comportamentos de bruxas e lobos? Por quê? O que elas fazem que incomodam tanto? Por que são pessoas que ameaçam ou que assustam? Na sua percepção, tem alguém da sua família que se parece com um lobo ou uma bruxa? Quem? Por quê? Você já se comportou como um lobo ou uma bruxa na sua relação com seus familiares? Quando? O que você sentiu? E eles, o que demonstraram sentir?

3º Momento: Propor aos/as alunos/as que socializem suas produções por meio de uma encenação. Professor/a, para isso, sugere-se que você disponibilize aos/as alunos/as alguns materiais, a saber: chapéu de bruxa, nariz de bruxa, fantasia de lobo, rabo de lobo, dentre outros materiais que auxiliem-nos na dramatização.
Recursos Complementares
Artigo eletrônico: “Os filhos na separação dos pais”

Vídeo: Aí se liga- Pais separados

Livro: CARDOSO, A. R. Escola e pais separados: uma parceria possível. Rio de Janeiro: Juruá Editora, 2009.
Avaliação
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram se identificar com os personagens das diferentes histórias. Observe se houve respeito pela história de si e do outro e pelas diferenças familiares reveladas no grupo. Procure identificar nos discursos dos/das alunos/as se os/as mesmos/as conseguiram relativizar a entrada de pessoas diferentes na relação familiar, se conseguiram romper com padrões pré-estabelecidos, e se houve aceitação de novas possibilidades de convivência em famílias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário