DIRETRIZES CURRICULARES – 1º ao 5º ANO OBJETIVOS GERAIS
Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e transformação do mundo a sua volta:
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
Fonte: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN
Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e transformação do mundo a sua volta:
•
EIXO TEMÁTICO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | ||
BLOCOS TEMÁTICOS | ||
NÚMEROS E OPERAÇÕES | GRANDEZAS E MEDIDAS | ESPAÇO/FORMA |
• • Estabelecimento de relações lógicas entre objetos, figuras e seres, quantificando-os de forma a buscar uma síntese das operações de seriação, classificação, conservação e inclusão de classes • Resolução de problemas do cotidiano, que se apresentem por notações numéricas ou não • Desenvolvimento do pensamento em relação a contagens e/ou comparações de quantidades • Estabelecimento de vínculos entre os conteúdos da escola e sua aplicação prática Construção do conceito de número pelo aluno | • • Comparação de grandezas de mesma natureza, relacionando a unidade-padrão de medida com seus múltiplos e submúltiplos socialmente utilizados • Seleção de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado Construção dos conceitos de medidas a partir de experiências concretas, dos alunos, relacionadas às noções de capacidade, peso, comprimento, temperatura e tempo | • • Desenvolvimento de noções topológicas, distância e posição • Manipulação de objetos presentes no dia-a-dia, observando suas formas e características • Análise de figuras planas e espaciais, através da observação dos sólidos geométricos e suas relações espaciais Reconhecimento do conceito de espaço através da observação e exploração do ambiente |
QUADRO CONCEITUAL DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
• • • • • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, envolvendo a elaboração de planejamento, com explicitação de hipóteses, determinação de estratégias, tomada de decisões, uso do pensamento indutivo e lógico-dedutivo e comunicação de resultados obtidos. CÁLCULO, envolvendo estimativas, aproximações, exatidão de resultados, uso de diferentes estratégias, recursos e tecnologias. ARGUMENTAÇÃO, em torno de afirmativas e modelos matemáticos, envolvendo justificativas, contestações, conjecturas e demonstrações. ATITUDE CRÍTICA, em relação às informações matemáticas, em especial àquelas veiculadas pela mídia. LINGUAGEM MATEMÁTICA, utilizada como instrumento de leitura, interpretação, representação da realidade e comunicação de idéias. |
1º ANO
1º PERÍODO | 2º PERÍODO | 3º PERÍODO |
• Números e operações: História dos números Contagem e escrita (0 a 9) Representação de quantidades • Grandezas e medidas: Medidas de tempo( dias da semana, meses do ano) • Espaço e forma: Figuras geométricas planas | • Números e operações: Números ( 0 a 50) Ordem crescente Noção de adição Dezena, dúzia e meia dúzia Escrita dos números • Grandezas e medidas: Medidas de comprimento ( palmo e passos) • Espaço e forma: Geométricos sólidos | • Números e operações: Números ( 0 a 99) Antecessor sucessor Noção de subtração Interpretação e resolução de problemas Números pares e ímpares • Grandezas e medidas: Medidas de massa( leve e pesado) Medidas de tempo ( hora) • Espaço e forma: Cores e formas Linhas e curvas |
2º ANO
1º PERÍODO | 2º PERÍODO | 3º PERÍODO |
LIVRO: UNIDADE 1 e 2. NÚMEROS E OPERAÇÕES: Contando de um a um Contando como os pastores Representando quantidades Os algarismos Contando de 10 em 10 Vamos brincar de contar? Problemas a vista Vários jeitos de pensar GRANDEZAS E MEDIDAS: Medindo o tempo Usando o calendário Quando é o seu aniversario? Montando um calendário Medidas de comprimento Diferentes instrumentos e unidades de medida Comparando medidas ESPAÇO E FORMA: Observando objetos As formas dos objetos Relacionando objetos a suas formas Diferentes vistas de um objeto Localizando e representando | LIVRO: UNIDADE 3, 4 e 5. NÚMEROS E OPERAÇÕES: Lendo e escrevendo números Usando números ordinais Observando coleções Resolvendo problemas com coleções Relacionando quantidades Par ou ímpar Explorando imagens Números e algarismos Seqüências numéricas Adições e subtrações Resolvendo problemas Calculando com dinheiro Fazendo compras Comparando e ordenando números Somando e observando regularidades Refletindo sobre problemas Completando problemas Analisando perguntas GRANDEZAS E MEDIDAS: Medindo e desenhando com a régua Explorando tabelas e gráficos ESPAÇO E FORMA: Linhas retas e linhas curvas Criando com figuras geométricas Explorando o Tangram | LIVRO: UNIDADE 6, 7 e 8. NÚMEROS E OPERAÇÕES: Analisando problemas Resolvendo problemas de diferentes jeitos Dobros, metades, triplos e terços Os números da minha escola Resolvendo operações Observando regularidades Calculando gastos Calculando preços Desafios envolvendo dinheiro Algoritmo da adição Algoritmo da subtração Resolvendo problemas Analisando contas Calculando GRANDEZAS E MEDIDAS: Pesos e medidas Medidas de massa Vamos pesar? Fazendo gráficos Medindo comprimentos Medindo alturas ESPAÇO E FORMA: Criando com figuras Observando figuras Características dos objetos Observando objetos Desenhando ambientes Descobrindo caminhos |
3º ANO
1º Período | 2º Período | 3º Período |
Números e Operações Números Grandezas e Medidas Explorando o calendário Espaço e Forma Figuras geométricas • • Figuras planas e sólidos geométricos • • Escrevendo datas • • Registro de dados com números • Estimativas • Estimativas e contagens • Arredondando números • O ábaco • Unidades, dezenas e centenas • Representando números no ábaco • Números e operações • Adições e subtração • Números e algarismo • Mais números • Resolvendo adições • Montando contas de adição • Resolvendo subtrações • Entendendo o algoritmo da subtração • Números ordinais • Tabelas e gráficos • Par e ímpar • Nosso dinheiro • Problemas envolvendo dinheiro | Números e Operações Explorando a calculadora Grandezas e Medidas Diferentes medidas Espaço e Forma Observando formas • Figuras planas e não planas • • Planificação de sólidos • Leitura de mapas • Diferentes vistas • Vistas de cubos empilhados • Figuras geométricas • • Medidas de comprimento • Medindo o tempo I e II • A história do relógio • Que horas são? • Período de tempo • Linhas do tempo • Desafio contra o tempo I • • Resolvendo operações com a calculadora • Calculando preços • Lidando com dinheiro • Juntar e dividir • Agrupamentos • Calculando • Adição com mais de duas parcelas • Dobro e metades • Jeito de resolver problemas • Resolvendo problemas • A multiplicação • Calculando multiplicações • Resolvendo problemas • Sugestões para resolver problemas | Números e Operações Problemas e tabuadas Grandezas e Medidas Observando e desenhando plantas Espaço e Forma Observando a simetria • • Simetria • Muitas imagens apresentam simetria • Simetria em recortes e dobraduras • Eixo de simetria • • Diferentes medidas • Calculando com horas e minutos • Calculando com diferentes medidas • Usando diferentes unidades de medidas • Gramas e quilogramas • Medindo líquidos • Problemas com medidas de capacidade • Desafio contra o tempo II • • Usando as tabuadas • Descobertas sobre as tabuadas • Diferentes jeitos de resolver problemas • Números e sinais • Sentença matemáticas • Operações inversas • Inventando e resolvendo problemas • Problemas e ideias da multiplicação • Fazendo cálculos com dinheiro • Cheques e cartões • Cartões, senhas e enigma matemáticos. • Criando e resolvendo problemas |
4º ANO
1º PERÍODO | 2º PERÍODO | 3º PERÍODO |
Números e operações Números e quantidades. Grandezas e medidas Compondo e calculando valores. Espaço e forma Explorando o espaço da escola. • Lendo e interpretando gráficos. • • Encontrando pontos de referência. • Outros mapas. Tratamento da informação • Explorando uma tabela. • Interpretando gráficos. • Comparando áreas e populações. • • Conhecendo e usando cheques e dinheiro. • Problemas com dinheiro. • Descobrindo medidas. • • Criando e resolvendo problemas. • Noção de quantidade. • Material dourado. • Números e algarismos. • Diferentes formas de calcular. • Calculando quantidades. • Sistema de numeração romano. • Sistema de numeração egípcio. • Desafios. • Relacionando quantidades. • Somar ou multiplicar? • Outros jeitos de resolver problemas de multiplicação. • Algoritmos da multiplicação. • Estimando e calculando. • Explorando as quatro operações. • Resolvendo e inventando problemas. | Números e operações • • Tabuadas. • Multiplicando. • Desafio com operações. • Diferentes jeitos de resolver divisões. • Resolvendo problemas. • Conhecendo as frações. • Cálculo e representação de números em forma de frações. • Explorando as frações. • Representando frações. Estimativas, cálculo mental e cálculo escrito. Grandezas e medidas Ampliando conhecimentos sobre dinheiro. Espaço e forma Figuras planas nos sólidos geométricos. • Gráficos textos e tabelas. • • Pintando com quatro cores. • Simetria. • Dobradura simétrica. • Desenhos em malhas. • Os polígonos na arte. Tratamento da informação • • Nota fiscal e problemas com dinheiro. • Medindo o tempo. • Anúncios e horas. • Marcando e calculando horas. • Medindo massas. • Problemas com medida de massa. • Medidas de comprimento. • Medindo distâncias. • Calculando preços e parcelas. | Números e operações Outros jeitos de resolver uma divisão. Grandezas e medidas Dinheiro: juntando e gastando. Espaço e forma Explorando um bairro. • • Descobrindo figuras geométricas • • Ganhos e gastos. • Relacionando massas. • Conhecendo outras medidas. • Medindo comprimentos. • • Qual é o número? • Multiplicação com 2 algarismos. • Problemas com frações. • Contando e operando. • As quatro operações. • Desafio com as quatro operações. • Desenhos e representações numéricas. • Dividindo em partes iguais. • Frações que representam partes de quantidades. • Números vizinhos e sentenças matemáticas. |
5º ANO
1º PERÍODO | 2º PERÍODO | 3º PERÍODO |
Números e operações História, classes, ordens, valor relativo e absoluto, leitura e escrita, sucessor e antecessor, cálculos mentais, compra e venda, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações, Grandezas e medidas Sistema monetário Espaço e forma Localização espacial, formas espaciais e planas, vista superior, frontal e lateral, mapas • • Igualdade e semelhança de figuras, padrões geométricos, simetria, circunferência • • Medidas: tempo e comprimento; • Perímetro • • Frações de quantidades, tipos, leitura e representação, comparação, equivalência; • Números decimais : problemas; • Gráficos e tabelas | Números e operações Classes, ordens, leitura e escrita, cálculos mentais, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações e expressões numéricas; Grandezas e medidas Sistema monetário Espaço e forma Ângulos, formas planas • • • Medidas: tempo; • • Frações: problemas,representação, comparação; • Números decimais (décimos, centésimos e milésimos), representação, leitura e operações; • Estimativa, pesquisas estatísticas, gráficos e tabelas | Números e operações Cálculos mentais, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações e expressões numéricas; Grandezas e medidas Medidas: massa, capacidade e comprimento; • • Perímetro e área • • Frações de figuras e de quantidades, leitura e representação, comparação, equivalência, adição e subtração; • Números decimais : operações; • Proporcionalidade, média aritmética, pesquisas estatísticas, gráficos e tabelas • Porcentagem |
Fonte: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN
• Utilizar, com eficácia, os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia, desenvolvendo formas e processos de raciocínio lógico;
• Estabelecer relações entre a matemática e as diferentes áreas do conhecimento;
• Valorizar o raciocínio concreto e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações reais;
• Ampliar a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço;
• Interagir com os colegas, cooperando com o trabalho coletivo na busca de soluções para os problemas propostos, respeitando o modo de pensar de cada um;
• Utilizar instrumentos tecnológicos disponíveis como recursos para otimizar os procedimentos matemáticos.
MATEMÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário