domingo, 2 de outubro de 2011

Diretrizes Curriculares/ Conteúdos Didáticos do 1º ao 5º ano - MATEMÁTICA

DIRETRIZES CURRICULARES – 1º ao 5º ANO OBJETIVOS GERAIS
Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e transformação do mundo a sua volta:
 


EIXO TEMÁTICO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
BLOCOS TEMÁTICOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES GRANDEZAS E MEDIDAS ESPAÇO/FORMA

• Estabelecimento de relações lógicas entre objetos, figuras e seres, quantificando-os de forma a buscar uma síntese das operações de seriação, classificação, conservação e inclusão de classes
• Resolução de problemas do cotidiano, que se apresentem por notações numéricas ou não
• Desenvolvimento do pensamento em relação a contagens e/ou comparações de quantidades
• Estabelecimento de vínculos entre os conteúdos da escola e sua aplicação prática
Construção do conceito de número pelo aluno
 

• Comparação de grandezas de mesma natureza, relacionando a unidade-padrão de medida com seus múltiplos e submúltiplos socialmente utilizados
• Seleção de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado
Construção dos conceitos de medidas a partir de experiências concretas, dos alunos, relacionadas às noções de capacidade, peso, comprimento, temperatura e tempo
 

• Desenvolvimento de noções topológicas, distância e posição
• Manipulação de objetos presentes no dia-a-dia, observando suas formas e características
• Análise de figuras planas e espaciais, através da observação dos sólidos geométricos e suas relações espaciais
Reconhecimento do conceito de espaço através da observação e exploração do ambiente




QUADRO CONCEITUAL DESENVOLVIMENTO DO
RACIOCÍNIO
LÓGICO-MATEMÁTICO
COMPETÊNCIAS GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL




RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, envolvendo a elaboração de planejamento, com explicitação de hipóteses, determinação de estratégias, tomada de decisões, uso do pensamento indutivo e lógico-dedutivo e comunicação de resultados obtidos. CÁLCULO, envolvendo estimativas, aproximações, exatidão de resultados, uso de diferentes estratégias, recursos e tecnologias. ARGUMENTAÇÃO, em torno de afirmativas e modelos matemáticos, envolvendo justificativas, contestações, conjecturas e demonstrações. ATITUDE CRÍTICA, em relação às informações matemáticas, em especial àquelas veiculadas pela mídia. LINGUAGEM MATEMÁTICA, utilizada como instrumento de leitura, interpretação, representação da realidade e comunicação de idéias.



 1º ANO



 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO
Números e operações: História dos números
Contagem e escrita (0 a 9)
Representação de quantidades
Grandezas e medidas: Medidas de tempo( dias da semana, meses do ano)
Espaço e forma: Figuras geométricas planas
Números e operações: Números ( 0 a 50)
Ordem crescente
Noção de adição
Dezena, dúzia e meia dúzia
Escrita dos números
Grandezas e medidas: Medidas de comprimento ( palmo e passos)
Espaço e forma: Geométricos sólidos
Números e operações: Números ( 0 a 99)
Antecessor sucessor
Noção de subtração
Interpretação e resolução de problemas
Números pares e ímpares
Grandezas e medidas: Medidas de massa( leve e pesado)
Medidas de tempo ( hora)
Espaço e forma: Cores e formas
Linhas e curvas




2º ANO



1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO
LIVRO: UNIDADE 1 e 2.
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Contando de um a um
Contando como os pastores
Representando quantidades
Os algarismos
Contando de 10 em 10
Vamos brincar de contar?
Problemas a vista
Vários jeitos de pensar
GRANDEZAS E MEDIDAS: Medindo o tempo
Usando o calendário
Quando é o seu aniversario?
Montando um calendário
Medidas de comprimento
Diferentes instrumentos e unidades de medida
Comparando medidas
ESPAÇO E FORMA: Observando objetos
As formas dos objetos
Relacionando objetos a suas formas
Diferentes vistas de um objeto
Localizando e representando
LIVRO: UNIDADE 3, 4 e 5.
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Lendo e escrevendo números
Usando números ordinais
Observando coleções
Resolvendo problemas com coleções
Relacionando quantidades
Par ou ímpar
Explorando imagens
Números e algarismos
Seqüências numéricas
Adições e subtrações
Resolvendo problemas
Calculando com dinheiro
Fazendo compras
Comparando e ordenando números
Somando e observando regularidades
Refletindo sobre problemas
Completando problemas
Analisando perguntas
GRANDEZAS E MEDIDAS: Medindo e desenhando com a régua
Explorando tabelas e gráficos
ESPAÇO E FORMA: Linhas retas e linhas curvas
Criando com figuras geométricas
Explorando o Tangram
LIVRO: UNIDADE 6, 7 e 8.
NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Analisando problemas
Resolvendo problemas de diferentes jeitos
Dobros, metades, triplos e terços
Os números da minha escola
Resolvendo operações
Observando regularidades
Calculando gastos
Calculando preços
Desafios envolvendo dinheiro
Algoritmo da adição
Algoritmo da subtração
Resolvendo problemas
Analisando contas
Calculando
GRANDEZAS E MEDIDAS: Pesos e medidas
Medidas de massa
Vamos pesar?
Fazendo gráficos
Medindo comprimentos
Medindo alturas
ESPAÇO E FORMA: Criando com figuras
Observando figuras
Características dos objetos
Observando objetos
Desenhando ambientes
Descobrindo caminhos




3º ANO



1º Período 2º Período 3º Período
Números e Operações Números Grandezas e Medidas Explorando o calendário Espaço e Forma Figuras geométricas
• Figuras planas e sólidos geométricos

• Escrevendo datas

• Registro de dados com números
• Estimativas
• Estimativas e contagens
• Arredondando números
• O ábaco
• Unidades, dezenas e centenas
• Representando números no ábaco
• Números e operações
• Adições e subtração
• Números e algarismo
• Mais números
• Resolvendo adições
• Montando contas de adição
• Resolvendo subtrações
• Entendendo o algoritmo da subtração
• Números ordinais
• Tabelas e gráficos
• Par e ímpar
• Nosso dinheiro
• Problemas envolvendo dinheiro
Números e Operações Explorando a calculadora Grandezas e Medidas Diferentes medidas Espaço e Forma Observando formas Figuras planas e não planas
• Planificação de sólidos
• Leitura de mapas
• Diferentes vistas
• Vistas de cubos empilhados
• Figuras geométricas

• Medidas de comprimento
• Medindo o tempo I e II
• A história do relógio
• Que horas são?
• Período de tempo
• Linhas do tempo
• Desafio contra o tempo I

• Resolvendo operações com a calculadora
• Calculando preços
• Lidando com dinheiro
• Juntar e dividir
• Agrupamentos
• Calculando
• Adição com mais de duas parcelas
• Dobro e metades
• Jeito de resolver problemas
• Resolvendo problemas
• A multiplicação
• Calculando multiplicações
• Resolvendo problemas
• Sugestões para resolver problemas
Números e Operações Problemas e tabuadas Grandezas e Medidas Observando e desenhando plantas Espaço e Forma Observando a simetria
• Simetria
• Muitas imagens apresentam simetria
• Simetria em recortes e dobraduras
• Eixo de simetria

• Diferentes medidas
• Calculando com horas e minutos
• Calculando com diferentes medidas
• Usando diferentes unidades de medidas
• Gramas e quilogramas
• Medindo líquidos
• Problemas com medidas de capacidade
• Desafio contra o tempo II

• Usando as tabuadas
• Descobertas sobre as tabuadas
• Diferentes jeitos de resolver problemas
• Números e sinais
• Sentença matemáticas
• Operações inversas
• Inventando e resolvendo problemas
• Problemas e ideias da multiplicação
• Fazendo cálculos com dinheiro
• Cheques e cartões
• Cartões, senhas e enigma matemáticos.
• Criando e resolvendo problemas




4º ANO



1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO
Números e operações Números e quantidades. Grandezas e medidas Compondo e calculando valores. Espaço e forma Explorando o espaço da escola. Lendo e interpretando gráficos.
• Encontrando pontos de referência.
• Outros mapas.
Tratamento da informação
• Explorando uma tabela.
• Interpretando gráficos.
• Comparando áreas e populações.

• Conhecendo e usando cheques e dinheiro.
• Problemas com dinheiro.
• Descobrindo medidas.

• Criando e resolvendo problemas.
• Noção de quantidade.
• Material dourado.
• Números e algarismos.
• Diferentes formas de calcular.
• Calculando quantidades.
• Sistema de numeração romano.
• Sistema de numeração egípcio.
• Desafios.
• Relacionando quantidades.
• Somar ou multiplicar?
• Outros jeitos de resolver problemas de multiplicação.
• Algoritmos da multiplicação.
• Estimando e calculando.
• Explorando as quatro operações.
• Resolvendo e inventando problemas.
Números e operações

• Tabuadas.
• Multiplicando.
• Desafio com operações.
• Diferentes jeitos de resolver divisões.
• Resolvendo problemas.
• Conhecendo as frações.
• Cálculo e representação de números em forma de frações.
• Explorando as frações.
• Representando frações.
Estimativas, cálculo mental e cálculo escrito. Grandezas e medidas Ampliando conhecimentos sobre dinheiro. Espaço e forma Figuras planas nos sólidos geométricos. Gráficos textos e tabelas.
• Pintando com quatro cores.
• Simetria.
• Dobradura simétrica.
• Desenhos em malhas.
• Os polígonos na arte.
Tratamento da informação

• Nota fiscal e problemas com dinheiro.
• Medindo o tempo.
• Anúncios e horas.
• Marcando e calculando horas.
• Medindo massas.
• Problemas com medida de massa.
• Medidas de comprimento.
• Medindo distâncias.
• Calculando preços e parcelas.
Números e operações Outros jeitos de resolver uma divisão. Grandezas e medidas Dinheiro: juntando e gastando. Espaço e forma Explorando um bairro.
• Descobrindo figuras geométricas

• Ganhos e gastos.
• Relacionando massas.
• Conhecendo outras medidas.
• Medindo comprimentos.

• Qual é o número?
• Multiplicação com 2 algarismos.
• Problemas com frações.
• Contando e operando.
• As quatro operações.
• Desafio com as quatro operações.
• Desenhos e representações numéricas.
• Dividindo em partes iguais.
• Frações que representam partes de quantidades.
• Números vizinhos e sentenças matemáticas.



5º ANO



 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO
Números e operações História, classes, ordens, valor relativo e absoluto, leitura e escrita, sucessor e antecessor, cálculos mentais, compra e venda, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações, Grandezas e medidas Sistema monetário Espaço e forma Localização espacial, formas espaciais e planas, vista superior, frontal e lateral, mapas
• Igualdade e semelhança de figuras, padrões geométricos, simetria, circunferência

• Medidas: tempo e comprimento;
• Perímetro

• Frações de quantidades, tipos, leitura e representação, comparação, equivalência;
• Números decimais : problemas;
• Gráficos e tabelas
Números e operações Classes, ordens, leitura e escrita, cálculos mentais, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações e expressões numéricas; Grandezas e medidas Sistema monetário Espaço e forma Ângulos, formas planas
• Medidas: tempo;

• Frações: problemas,representação, comparação;
• Números decimais (décimos, centésimos e milésimos), representação, leitura e operações;
• Estimativa, pesquisas estatísticas, gráficos e tabelas
Números e operações Cálculos mentais, problemas envolvendo as quatro operações, algoritmo das quatro operações e expressões numéricas; Grandezas e medidas Medidas: massa, capacidade e comprimento;
• Perímetro e área

• Frações de figuras e de quantidades, leitura e representação, comparação, equivalência, adição e subtração;
• Números decimais : operações;
• Proporcionalidade, média aritmética, pesquisas estatísticas, gráficos e tabelas
• Porcentagem



Fonte: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN
• Utilizar, com eficácia, os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia, desenvolvendo formas e processos de raciocínio lógico;

• Estabelecer relações entre a matemática e as diferentes áreas do conhecimento;

• Valorizar o raciocínio concreto e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações reais;

• Ampliar a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço;

• Interagir com os colegas, cooperando com o trabalho coletivo na busca de soluções para os problemas propostos, respeitando o modo de pensar de cada um;

• Utilizar instrumentos tecnológicos disponíveis como recursos para otimizar os procedimentos matemáticos.
MATEMÁTICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário